in , ,

Tem exigido demais de você? 5 sintomas que indicam que você está sobrecarregado e pode adoecer

A exaustão emocional deve ser levada a sério pois pode causar diversos problemas em nossa saúde. Estar com o peso do mundo todo nos ombros e viver o dia-a-dia com uma sobrecarga emocional ou exaustão por esforço físico é um perigo constante.

De acordo com informações, a depressão profunda, estresse, ansiedade generalizada e outras doenças crônicas podem surgir tão sutilmente que quando se percebe já está em estado avançado, por isso a importância de conhecer seu corpo e os sinais que ele dá quando você está sobrecarregado(a).

Quando a pessoa está num estado de exaustão mental, começam a surgir sintomas como a fadiga física, por exemplo. Porém, existem outros sintomas que podem servir de alerta para se perceber que o corpo está pedindo um pouco mais de atenção e de calma.

Primeiros sintomas

1. Irritabilidade e insônia

Além da fadiga, a pessoa pode passar a ter dificuldade para pegar no sono ou dormir bem a noite toda. Assim ela ficará mais irritada e estressada durante o dia.

2.  Falta de ânimo

A exaustão emocional acaba deixando a pessoa desmotivada. A correria vai dar lugar ao estado em que não se tem mais ânimo para nada.

3. Falha de memória

A memória começará a apresentar cansaço e falhas preocupantes

4. Pensamento lento

A pessoa passará a ter dificuldade para analisar situações e tomar decisões.

5. Depressão

A exaustão emocional pode gerar quadros graves de depressão.

Como tratar a exaustão

Descanse, pare um pouco, relaxe, tire um tempo para você todos os dias, vá dormir mais cedo, esse sem dúvida é o melhor remédio para acabar com a exaustão emocional.

Escrito por Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.